Contabilidade geral

10 outubro, 2007

Ainda faltam 11

Toda vez que eu falo em emagrecer, em perder peso, em dieta, tem sempre alguém dizendo: "você tá bem" ou "emagrecer 10 Kg é muito". E toda vez que eu penso no assunto, me dá um pouco de medo, porque já passei por esse processo muitas vezes e por tempo demais pra saber que é muito difícil. Muito difícil mesmo.

Continuo com planos de emagrecer, desta vez 11 Kg. 6 já fariam uma diferença radical no visual, mas agora, depois de tudo o que tenho visto e vivido, acho que não tenho que me contentar com menos que o melhor.


A história é mais ou menos essa, desde a adolescencia, por volta dos 13, sempre fui mais pra gordinha. Isso, naquela época, significava algo entre 52 e 55 Kg. O corpo superbom que só a juventude é capaz de garantir, com uma barriguinha "genética" ilustrando.

Em 2000, com 22 anos, eu pesava mais ou menos 57 Kg e já me sentia acima do peso, mas não tinha uma preocupação real de emagrecer. E neste mesmo ano pulei para os 60,5 Kg. Fui numa clínica, tomei remédios, fiz dieta e voilá - emagreci 7 Kg em menos de 2 meses. Fiquei linda, por cerca de uns 6 meses. Foi a época da minha vida que me senti mais bonita e feliz e que gastei mais dinheiro com roupas, até então. Mas no segundo semestre de 2001, voltei a engordar e passei dos 60 antes do fim do ano.

Fiquei de 2001 a 2006 oscilando entre diversas tentativas frustradas, envolvendo medicação, injeções, massagem, exercícios (nunca levados muito a sério), dietas de 3 dias... e engordando uma média de 2,5 Kg por ano, cumulativamente. No ano passado, depois de dois meses aqui em Moçambique eu estava pesando 74 Kg. Assustador, especialmente para a minha altura de 1,56 m e para o histórico de doenças más que meus pais, tios e avós têm e tiveram e que, portanto, tenho chances de desenvolver.

Deu aquele click, junto com o fato de eu estar na altura convivendo com uma pessoa (obrigada Verinha!) que valoriza muito a saúde e tem padrões de alimentação bem saudáveis. Emagreci 10 Kg entre outubro de 2006 e abril de 2007. Depois, faltou um bocado de vergonha na cara, recuperei uma parte deste peso perdido e agora estou de novo de dieta.

Hoje, 10 de outubro, estou pesando uns 66,6 Kg. Meu projeto é emagrecer mais 11 Kg. Minha meta é terminar esse processo todo até janeiro. Meu desafio mais difícil é conseguir continuar emagrecendo a partir dos 64. Não peso menos de 64 Kg desde 2003.

Como estão as coisas hoje? Relativamente bem. Estou seriamente desmotivada para fazer exercícios físicos mas tenho conseguido manter alguns princípios da dieta em funcionamento. Isso significa que não tenho comido sobremesas, tenho evitado frituras, nada de me embebedar, especialmente com cerveja, doses bem reguladas de carboidratos e quase nada de acúcar.

Recentemente, estou me forçando a parar a paranóia de me pesar todos os dias. Tenho consegui resultados nesse sentido. Já tentei a estratégia (entre tantas outras) de me prometer prêmios a cada fase do processo. E já falhei. Tenho alguns prêmios em mente, um deles de outras promessas anteriores.

E tem hora que 11 Kg me parece totalmente viável. Continuo com medo de falhar, mas já percorri este caminho de várias maneiras e sei mais ou menos onde isso me leva. Então, força! E só.



[antes e depois: a primeira foto é de maio de 2006 e a segunda de dezembro do mesmo ano, que não tá muito diferente de hoje. Não dá pra ver bem, mas a camiseta é a mesma.]

Nenhum comentário: