Contabilidade geral

14 novembro, 2006

Massa, bacana e palavra-ônibus

No post anterior eu disse que estou massa (num trocadilho infame que não vem ao caso). A idéia ficou me perseguindo, então eu resolvi checar o que o Aurélio tem a dizer sobre a matéria.

Não fiquei surpresa em saber que há mesmo, no dicionário, na 22ª e última definição para massa, o sinônimo bacana. Bacana é uma palavra que eu uso muito. Num ímpeto de "descobrimento", resolvi ver também o significado de bacana. Esse eu vou ter que reproduzir:

Bras. Gír.
Adj. 2 g.
1. Palavra-ônibus que exprime, encarecendo-as, inúmeras idéias apreciativas, e equivale a bom, excelente, belo, simpático, elegante, luxuoso, bem-educado, muito leal, inteligente, culto, etc., tudo no superlativo, aplicado a pessoas e/ou coisas; formidável, legal, bárbaro, infernal, tranchã, maneiro, massa, esperto.


Adorei saber que existe o termo palavra-ônibus, desconhecido até então, mas de significado bastante interessante, até divertido. Me contenho pra não reproduzir outro conceito, mas palavra-ônibus significa aquela que tem larguíssimo número de acepções, prestando-se, dentro de uma certa faixa, à expressão de numerosíssimas idéias. Bacana!

Pra quê esse trelelê todo? Esse blog não é um blog de linguística, nem de etmologia (que pretensão!!!). Na verdade, a variedade de coincidências que têm acontecido... vá lá, coincidências não existem, atenção à sincronicidade (assunto para outro post....). Melhor dizendo, massa e bacana me evocam pensamentos e sentimentos da minha história recente. Curtir isso faz parte de me sentir bem comigo. A palavra-ônibus é um bônus.

Nenhum comentário: