Contabilidade geral

05 setembro, 2006

Resistir não resolve

Mudar é sempre uma fonte de aprendizado. Não exatamente será uma coisa positiva, que vai nos trazer sucesso, alegria, bem estar. Muitas vezes não traz nada disso. Mas ninguém consegue sair de um processo de mudança sem aprender umas boas.

Aprender, por seu lado, é, em geral, cansativo. Principalmente se se aprende a partir de algum erro, alguma mancha, algum não feito. Tá, aprender é bom, gratificante, necessário, e talvez seja a única razão de estarmos aqui.

Fugi do assunto e começo a parecer autor de auto-ajuda. Longe disso. Quero escrever da resistência pra mudar. Não a de Fulano, Sicrano, Joãozinho ou Maria. Não para aconselhar, dizer o que é melhor para se tornar flexível, blá, blá, blá. Interessa a mim a minha resistência. A minha dificuldade. A sofisticação das alternativas inconscientes que desenvolvo para não mudar. Mesmo sabendo que não há volta. Mesmo sabendo que depois de começado, o processo de mudança é um trem bala, um tiro, uma flecha, um rio. De cara não dá pra conter, mas se desse, as coisas não seriam como antes, de jeito nenhum.

Então, pelo menos, já que falei de aprendizado, posso garantir que agora pelo menos a percepção me atinge mais rapidamente. Já percebo em pouco tempo minha própria sabotagem para atrasar, pra impedir, pra dificultar. Depois de emperrar algumas mudanças, aprendi, pelo menos, a notar quando e como isso está acontecendo.

Nenhum comentário: